quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

09 de dezembro de 2010. Hidratação e descanso.



















De manhãzinha o céu ainda escuro deixava a mostra algumas estrelas. Dia de hidratação e descanso. Sendo assim começo o dia com uma laranja e um passeio com Abaeté e Carla. Hidratação? A água na garrafinha e muita água ao redor. Mas a água ao redor não dá para beber, nem pensar em sequer respingos nos lábios. Imundas! Ainda mais saindo das beiradas da Urca.
Descanso? Um passeio pelas beiradas com direito a mergulhos e fotografias!



A área dos cavaletes estava imunda com os moradores de rua dali completamente desmaiados de cachaça e tudo ao redor muito sujo. Mais tarde não sei se quem limpou foram os garis ou eles próprios. Acredito que os garis, mesmo com a bronca que dei no Carlinhos Ai Jesus.
Abaeté também estava suja, bastante suja. Perdemos um certo tempo esfregando ela com esponja ali na beira do mar.





Tudo acertado, montado e lá vamos nós. O dia já estava completamente acordado e lindo, dia azul! Fomos em direção à prainha de dentro do forte depois de passar o Cara de Cão que descansa tranquilo. Breve parada para arrumações e o rumo vira para o Forte do Lage. Antes um mergulho nas águas ainda desejáveis. Temperatura fantástica!


Ondulação boa empurrando quem vem da Praia Vermelha, sendo assim pegamos a ondulação de lado. Mas foi passar a boca do canal e a canoa voltou a deslizar suavemente. Vento nenhum, lixos vários sobre as águas escuras.



Mas o entorno estava lindo e o passeio delicioso, nada como remar sem compromisso, só passeando.
- Tem um buraco ali na ondulação, deve ser pedra...
- Já vi.
- Tem um buraco ali...
- Já vi.
- Tem um bura... Ô louca! Por isso você bate nas pedras!




Não sei de onde a Furacão tirou essa afirmativa, nunca bati em pedras e além do mais não está tão sinistro assim ali na ponta direita do Forte do Lage. É bem verdade que a ondulação está empurrando para boreste em direção à ponte Rio Niterói e dei uma guinada para bombordo em direção à praia da Urca, mas foi só uma freiadinha e um sacolejo. Distante das pedras... esse turbilhão dali ja é por demais conhecido!
E viradinha para bombordo ali serve para acelerar o coração. Bomba, bordo, bombordo, esquerda, coração. Recordando a lição.
No contorno do Forte do Lage a grata surpresa de ver a escadinha de corda toda reformada. Degraus de madeira super bem acabados. Uma corda grossa ao lado mostrava uma opção diversa para subir no forte. Carlinha logicamente se divertiu com a corda. Me divertiu também.








Grata surpresa das escadas, ingrata visão repetitiva das espumas sobre as águas, não soubesse ser sujeira até acreditaria ser bonito. Não se pode negar que ao menos é diferente...
O forte continua bastante estragado e fora a escadinha impecável de nova, parece que cada vez mais está sendo destruído pela força do mar.




Apesar das espumas e das águas escuras, ali também estava bom de mergulhar. Nada que um bom sabonete cirúrgico não resolva depois no banho.




Depois de um mergulho, outro mergulho, mais um mergulho... fomos num estirão até a praia da Urca aproveitando a ondulação que nos empurrava. Descanso? Que nada, nessa hora queríamos mesmo aproveitar a maré e fazer a canoa voar. Irresistível passar entre as embracações tirando um rasante com a ama e vendo a linha d'água que a canoa vai formando.
- Tem pedras ali na mureta...
- Hãn, hãn... rema ô loura! Não tem nem pescador! Que mania de pedras!
E lá vamos nós costeando, rasgando a água, beirando a mureta.







Desembarque muito tranquilo em águas paradas. Na Praia da Urca estavam Marquinhos e Bruno esperando um remador para um passeio. Certamente quem veio saiu deslumbrado, foi premiado com um dia de sol em meio a uma temporada cinza.



Delícia de descanso, delícia de remada, delícia de companhia! A areias ficaram ali para quem pode aproveitar entre os pombos, mas o meu dia promete em trabalho. A força do mar há de me ajudar!













Um comentário:

  1. Valeuuu LELE; que lindo se divertir desta forma, quase todas as manhas, começar o dia triplicar a energia para encarar a realidades das leis dos homens. bjao

    ResponderExcluir