quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

08 de dezembro de 2010. Dia cinza. Tristes beiradas!




Poucos registros fotográficos em um dia de treino da Praia Vermelha até a lage e volta. Fotografias apenas na saída, na chegada e no rápido mergulho lá no final de Copacabana.
Dia cinza, com águas escuras e contornos enevoados. Tudo meio embassado...
Mas estavam ali na areia desde cedo a equipe masculina da Rio Va_a, as equipes masculina e feminina do Praia Vermelha, Silvinha de individual, Alessandra desfilando na areia e o Catarino, pescador que mora ali nas pedras e vez em vez aparece para dar uma força.







As areias estão bastante sujas.
Mas o mar merecia registro, ou melhor, merecia a denúncia de maltrato, maus tratos. Mar imundo, com muita sujeira. A calmaria que se viu dias atrás ficou no passado, as viradas e costões estão agitadas provocando espumas e cobrindo as linhas verdes de algas. Nos entornos só mesmo os paredões negros fazendo par com o dia cinzento.











                 


Uma ondulação forte vindo do oceano em direção ao Leme avisava que o melhor trajeto para a volta seria por fora da enseada de Copacabana, o trajeto de ida também.
No pequeno pit stop atrás da lage dá pra ver bem a força da ondulação e a distância que se deve manter das pedras. O mar amanheceu com toda força!
Nada de vento sobre um mar para lá de sujo e pesado de remar. Na ida uma ondulação até ajudou do Leme para o Posto 6 mas na volta essa ajuda só veio ao chegar na altura do Leme. Aproveitando bem a ondulação, não há maiores problemas em contornar o Costão do Leme. Passagem mais aberta.
Com o mar devemos fazer um constante pacto de suavidade, nada de sentir o leme muito resistente contra a água mas nada de deixar a corrente deixar a canoa fugir.
Se essas condições permanecerem até o final de semana, os competidores da Rio Va-a precisarão estar atentos aos avisos das correntes e da ondulação e proteger bem a ama. Cautela na remada e ajuste correto das canoas serão fatores decisivos para um bom desempenho.







O resto é curtir a festa e prestar atenção nas saídas e entradas no mar com as canoas. As ondas estão lambendo nas beiradas. Desembarcando é necessário mais um resto de força para colocar logo a mão no banco e tirar a canoa da linha d'água. Aí sim podemos descansar tranquilas e aguardar a festa do final de semana. Dica do resto da semana: hidratação e descanso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário