quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

02 de dezembro de 2010. Quem te viu, quem te vê!



O mar nunca é o mesmo. Definitivamente! Muda tal qual o nascer do sol. Hoje o sol levantou depois das seis e cobriu de vermelho a Praia Vermelha justificando o seu nome. Ainda assim continua um manto cinza discreto sobre o Rio de Janeiro. Um pouco menos de calor e nada nada de vento.
As águas voltaram a ficar verdes transparentes, ou quase, mas um ou outro plástico pelo caminho confirma que estamos nas beiradas de uma cidade grande.




Foto da Carla



Hoje Léo estava lá nas areias com a oc1 surf da Evolution. Carlinha, Jonhy e eu testamos a tão cobiçada canoa. Canoa esperta, rápida, estável e linda! Faz curvas com um pequeno toque no pedal e os iacos retos dão uma estabilidade fantástica para a canoa. Só resta mesmo testá-la nas ondas, afinal nasceu para isso! Mas tudo a seu tempo!




Hoje o mar estava mesmo para os novatos. Liso liso liso. Maré baixa ainda deixando à mostra a faixa de algas nos costões. Ondulação deliciosa levando e trazendo a canoa até o Posto 6 e muitas embarcações e navios pelo caminho. Ao longe um imenso navio apita alto avisando de sua manobra e me fazendo lembrar do trem apitando em frente a casa de minha avó. Saudades de Minas. Adoro os apitos dos navios!
Mas hoje era dia de concentração no treino e a canoa não brincou. Muito menos foi fotografada pelo trajeto. Remadas fortes e alternadas até circular a lage e descer em direção às areias do Posto 6. A lage descansa tranquila e apesar dos protestos de dentro da canoa passei raspando, aproveitando a oportunidade rara de desafiá-la. Mas com muito respeito.
Nada de ondas surfáveis, apenas uma ondulação que premiou o treino até ali e fez a canoa fluir sem muito esforço. Depois foi a parada estratégica para mergulhos, águas, fotografias e conversas. Cá entre nós, a melhor parte do treino.




No Posto 6 funciona a escolinha de natação do Luís Lima e a escolinha de stand up do Luís. Estavam ambos lá colorindo Copacabana. Carlinha se esbaldou no stand up, só faltava mesmo entrar na aula de natação porque de quase tudo do mar hoje ela testou. Canoa de surf, stand up, mergulho...



                                                                       Fotos da Carla















A volta foi também esboçando um treino e voltando rápido para mariscar o Costão do Leme que sequer mostrava espuma do mar batendo. O mar apenas descansava no paredão, preguiça até de lamber!
Chegada tranquila nas areias e logo depois chegavam as demais canoas. Rogério e Carol sairam de oc1 compondo a esquadra das tres oc6 e mais o caiaque duplo que levou o Comandante Rodrigo e Thierry.


Desembarque, arrumação das canoas. Cá entre nós, essa história de empurrar e carregar as canoas não é lá uma maravilha. Na saída a melhor das tarefas é mesmo pendurar as borrachas nos aparelhos de ginástica, isso quando não tem a turma lá da beirada gritando para voltar. Essa liberação feminista deu nisso, trabalho leve e trabalho pesado, não tem descanso!
Hoje o mar estava diferente de ontem. O povo também. O nascer do sol também. De igual, só o prazer de amanhecer junto com tudo isso.






Foto da Carla

Foto da Carla

Foto da Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário