segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

06 de dezembro de 2010. Mar, vaidoso mar!





O temporal que caiu ontem sobre a cidade certamente deixaria as águas despovoadas, mas nem tanto... O dia já amanheceu com um buraquinho no céu anunciando que o sol não quer saber de ficar escondido. Pena para quem ficou escondido da chuva, ela nem veio...
O pessoal da Rio Va_a estava lá nas beiradas da Praia Vermelha, pronto para entrar na água às 6:15 da manhã. Hora em que entrei com Janaína.
O mar estava como era de se esperar, depois do pancadão de água que caiu durante a noite, águas espessas, escuras, cheias de lixo flutuando, muitas folhas de árvores mas muitas garrafas pets e plásticos.


As areias estavam lisas e lambidas da chuva, com algumas latas de lixo esperando um bondoso gari levar para longe.
Apesar das águas sujas, uma tartaruga ainda arriscou a cabeça para fora nos convidando a entrar nas águas. Nem precisa, o convite já estava aceito!



O mar estava deslumbrantemente liso, tal qual as areias. Hoje  a direção escolhida foi o São Pedro lá na Urca. Será o trajeto da Rio Va_a, competição internacional que acontece nas águas do Rio de Janeiro neste sábado e domingo próximos.
Queria marcar no relógio em quanto tempo eu faria o percurso com Janaína e aproveitaria para simular uma rotina que iniciará nesta quarta feira. A partir desta quarta feira o blog só irá ao ar no dia seguinte pois só poderei levar as meninas para navegar na madruga e depois... corre corre para um novo trabalho. Não creio que me sobrará tempo durante o dia para contar as novidadaes, só mesmo na hora de dormir. Vai ser bom relembrar o bom do dia no final do dia, o bom de viver nas beiradas...




Pois sim, fomos beirando os costões em um mar liso de entediar e nada de fotografias para não interromper a simulação. Chegamos em 32 minutos na virada de São Pedro e resolvemos fazer uma visita ao Marquinhos e ao Bruno ali nas Beiradas da Urca. Estavam lá dando aula de manobras e mais tarde seguiriam para a capotagem... argh, hoje não era um bom dia para capotar! Águas densas, talvez os remadores nem conseguissem furar a linha d'água... Tonho estava lá na mureta reclamando meu cancelamento da circunavegação da Ilha Grande. Puxa Tonho, vai doer mais em mim e nas meninas não podermos ir... estarei em energia no batizado do Ulmo!
Depois de um breve tempo conversando com Marquinhos resolvemos tomar rumo para acertar as contas com o relógio. Nada de vento, mar liso, condições perfeitas para navegar!



Aqui entra a vaidade do mar...
Os trinta e dois minutos que levamos na ida foram repetidos na volta. Um detalhe para a volta, ainda fomos parando para registrar o dia lindo que fez nas beiradas. O mar vaidoso, quando sentiu que seria pouco fotografado, mandou uma corrente favorável avisando:
- Me fotografa que te faço chegar no mesmo tempo em que veio!











Dito e feito! Maré deliciosa na volta, costeando, mariscando, quase subindo nos costões. Na virada do costão do Pão de Açúcar ainda deu para chegar junto com os meninos que foram ao mar. 




Equipe da Rio Va-a treinando forte, que todos se preparem! E junto da equipe, de volta o Mássimo, energia boa de volta para as beiradas.




Saída rápida das águas e Janaína foi logo levada para o cavelete. Depois de tirado o bujão foi um verdadeiro chuveiro de água. Acho que o sacode que ela tomou das ondas na última vez não deu bom resultado, depois da Rio Va_a terá que ir para o estaleiro.
Simulação a todo vapor e 9 horas já estava no trabalho. Banho tomado, café da manhã engolido e alma lavada. Minha rotina não me tirará o prazer das remadas, a não ser que eu queira... e a preguiça me vença!




Nenhum comentário:

Postar um comentário