segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

07 de fevereiro de 2011. Segunda feira de cinzas!



O dia amanheceu claro mas lá pelas sete horas a orla acinzentou com o incêndio na Cidadae do Samba. As alegorias queimadas formavam um rolo de fumaça densa no céu. Avistamos no retorno. Triste cena. Segunda feira de cinzas!
Mas antes disso teve o sol queimando um prédio na orla do Flamengo.
E a maré pesada no contorno da Cotunduba queimando nossos braços.
Também teve o cheiro insuportável de esgoto rondando a mureta da Urca desde a Praia até a esquina que vira na Praia Vermelha. O cheiro ali, por um instante, vira de flor. Mas o lixo boiando na reta da Cotunduba para a esquina do Forte São João mostra que a poesia do cheiro da flor ficou distante, lá na encosta.
Uma ondulação densa nos instigava a remar forte e aceleradas para entrar na onda, mas era pura ilusão do mar. Em alguns trechos sim, Abaeté deslizava nos levando, Maré cheia, talvez esvaziando. Na ida para Cotunduba voamos, que maré é essa?
Pelo caminho a companhia do Mássimo tanto na ida quanto na volta, mas breve companhia pois rapidamente sumiu em direção à Ilha do Farol. Rapidamente surgiu novamente qunado já retornávamos em frente ao Forte São João.
Na ida passamos pelo pessoal do Urca Va_a com Paulo no leme e um sétimo remador sentado no fundo da canoa. São bons esses encontros no meio do mar.
O mergulho veio ali de frente para a Praia Vermelha na água gelada. Aliás hoje estava um ar frio gélido saindo mar, resfriando a remada. Gostoso de sentir no meio desse verão dos infernos.
Abaeté navegou bem com Carlota ditando o ritmo e eu lemeando tangenciando as esquinas. O mar convidava o tempo todo a catar mariscos.
Na volta não mais estava Tonho, Bruno, Marquinhos, Lariana pelas areias da Urca, mas estava o Comandante de vassoura na mão cuidando do cantinho de tanta gente. Já que não havia remado, treinava com a vassoura. Tarefa que poderia fazer também os remadores ausentes do mar, ao menos para não perder o jeito. Se repararmos bem, a varrida tem um movimento parecido com a remada havaiana. Nunca havia pensado nisso.
Na despedida da praia o rolo de fumaça cobria o sol e parecia entardecer a manhã, minha roupa de bombeira parecia um sinal. Sinal maior foi ver ali no alto da escadaria um bombeiro de bobeira, tal qual eu... uma bobeira de bombeiro!































Nenhum comentário:

Postar um comentário