quarta-feira, 24 de novembro de 2010

20 de novembro de 2010. Dia de zumbi no mar de Niterói!




Aconteceu a última etapa do Campeonato Estadual em Icaraí, organizado pelo clube de canoagem havaiana Mauna Loa. Grande Mário! Grande Lu Sabino! Esse é um clube muito querido que treina ali na Praia de Charitas!
Antes de seguir para Niterói, nada melhor do que tomar um café da amnhã no Laguna ali na entrada da Praia Vermelha onde Seu Manoel faz um tres em um de laranja, beterraba e cenoura perfeito para energizar em um dia de calor como o que nasceu.





Se no final de semana passado a remada era longa, de tres horas e meia lá pelas beiradas de Floripa, essa agora era bem diferente. De castigar!
Apenas cinco quilômetros, mas sob um sol escaldante e numa velocidade e força descomunais, de acelerar o coração e roxear os rostos! Ai Jisus, toda vez me pergunto:
- O que estamos fazendo aqui? Mas depois a gente entende!



Dia de muito sol e calor, a ponto da temperatura estourar os termômetros em 38 graus! Não foi nada fácil enfrentar a dupla sinistra de Cabo Frio, Simone e Cláudia. Hoje eram as etapas de individuais e duplas.
Sem vento para refrescar, sem corrente para atrapalhar a não ser uma insistente e danada que jogava as canoas em direção às areias e uma ondulação anárquica que mexia com as canoas na segunda bóia. Mas logo depois um surf de leve até a terceira bóia para sofrer em uma reta interminável e pesada. Na última e quarta bóia, a única feita em sentido anti horário, aparecia a reta do deslize e da chegada, a hora de prestar atenção em quem vinha atrás e tentar buscar quem ia na frente.




Remar a toa por aí é muito bom mas nada como competir entre amigos, nos alivia um pouco de enfrentar nós mesmas e nossos limites, passamos  a ter companhia pelo caminho.
A praia de Icaraí é lindíssima, uma pena que muito maltratada pela sua localização dentro da baía. Tem um entorno maravilhoso de belo e quase quase nos faz esquecer do calor e do lixo que abunda na superfície.




Mas era dia de festa, nada de prestar atenção no descuido de quem não ama. Todos os remadores e parceiros que estavam ali amam muito tudo isso. Remam muito, confraternizam muito.
Estavam lá o Comandante e o Edu prestigiando o povo que encontram quase que diariamente lá pelas beiradas do outro lado. E também prestigiando o povo que encontram vez ou outra pelas beiradas de Niterói. Aliás, são todas as mesmas beiradas, a mesma sintonia. O mesmo povo.






Foi dia de zumbi e o pódio não negou a data. Subiu lá o Léo, o Jorge e... perdão, qual o nome do medalhista de ouro sorridente, Léozinho? Todos queridíssimos!
Subiram também umas e outras branquelas e tantos mais branquelos, mas que acabaram ficando roxos com o calor e o esforço. Uma maneira também de prestigiar o dia do negro, que aliás estava brilhando de tanta luz!
Chega de conversa, as fotografias falam mais... grande dia, grande parceria com Ester e deliciosas companhias.







Um comentário:

  1. Esse povo do caiaque não quer nada com o batente mesmo. Ainda assim a missão diplomática do CCC compareceu para conferir o maravilhoso evento dos amigos que não soltam as tiras e não deformam no calor. Tudo perfeito: música, açaí, frutas, praia colorida de canoas, gente bonita... Show!

    ResponderExcluir