sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

20 de janeiro de 2011. São Sebastião das beiradas!
















Dia de São Sebastião. O protetor do Rio de Janeiro. Está lá todo flexado na praça Getúlio Vargas, na Glória. É como estão as águas de hoje, belas e feridas.
Dia nascendo escandalosamente azul e o sol, que pareceu tímido atrás da ponta que vira para o Leme, entrou rasgando na Praia Vermelha.
Um pequeno atraso e ali na frente já se via Andréia partindo com Ester na Nalu, mais ninguém da equipe feminina. Conversa aqui, conversa ali, quase vira e volta para casa, até porque tínhamos um apartamento inteiro para pintar. Mas não! Um dia daqueles e jamais nos perdoaríamos por não conferir as beiradas.




Sentamos então na Parati e tudo mudou. A dúvida virou certeza e a certeza virou um imenso prazer de navegar em águas tranquilas, verdes transparentes, temperatura ideal para mergulhos. A danada da canoa voava!
Chegamos rápido no Posto 6 e no caminho ainda cruzamos com Ester e Andréia voltando. Voltavam também os meninos super sincronizados eThiago seguindo uma gaivota. Seria Zuleide ou Zoraide? Acho que não, elas só voam juntas.




Mergulho mais do que merecido no Posto 6 olhando a lage que recebe as ondas mas não assusta. Era hora de agradecer e entender a falta das meninas e a pressa da Nalu, hoje era mesmo dia de remar de dupla. Dia de parceria, de silêncios, de contemplação. De também descansar até mais tarde. e também de viagem de feriado... dia para todo gosto.











Só não era legal os lixos que íamos cruzando pelo caminho, desde plásticos até uma boneca boiando nos trazendo uma sensação ruim, de verdadeiro filme de horror.
- Vai fotografar? Que horror!
- Vou sim, é um choque mesmo!




Mas junto seguem tantas outras fotografias que mostram o que realmente merecem as beiradas, merecem viver tranquilas, com o mínimo de intervenção humana.
A natureza por si só é uma magia! Canoa voando na volta a favor da maré e sem uma nusga de vento para atrapalhar. Sol, muito sol e um dia nítido contornando a paisagem.






 Na volta passamos por várias canoas: Carioca Va_a mostrando que o mar flat convida a um catamarã, convida também o pessoal da Rio Va_a, com o Paulo no leme, a passar raspando no Costão do Caminho do Pescador, convida Claudinha a passear de oc2  navegando junto com uma mulherada danada de oc6, com uma energia pra lá de boa.
Além desse povo todo foi também Rogério lemeando Ana, Nani e mais um tanto lá para os lados do Posto 6, mas desencontramos, só soubemos depois.









Fotos da Ana Chequetti

Hoje foi dia de circular a Ilha do Anel, a Ilha do Anelzinho, de remar quieto e também de muitos mergulhos, conversas, fotografias.




Desembarque com a praia ainda vazia mas prometendo encher. Logo Parati já estava limpa e acomodada em seu berço das alturas. Foi preciso rebocar um caminhante para ajudar a colocar a bichinha lá no alto. Mas essa menina merece o lugar mais alto do pódio, nos levou a um passeio maravilhoso. Obrigada ao Léo e à Andréia, pelo empréstimo e pela energia!
Abaeté logo logo está de volta, continua esperando ali na Praia da Urca. Praia enchendo e prometendo uma certa bagunça ali ao redor dos cavaletes. Mas é dia de São Sebastião, elas estão bem protegidas!
Esse é o verão do Rio de Janeiro, e o melhor lugar é realmente pelas beiradas, de preferência navegando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário