sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

13 de janeiro de 2011. Uma canoa com oito remadoras e um pedido...



Chuvinha fraca e dia quente. Rotina que o verão vem apresentando. Começo a postagem com uma linha em branco em respeito ao pessoal que enfrentou a chuva forte lá na Serra e que terminou em tragédia. Petrópolis, Teresópolis e outras regiões na Serra pedem socorro e ajuda. Contabilizam seus mortos ainda sob o risco de maiores desabamentos e muitos sem nada além da roupa do corpo. Em diversos pontos da cidade está sendo feito coleta de roupas e gêneros não perecíveis, basta aproveitar que está conectado e buscar aí pela internet. O Wolney estará recebendo auxílio ali no Forte São João, na Urca, amanhã sobe a Serra.
Quer saber mais sem navegar na internet?

A prefeitura de Teresópolis possui uma conta corrente no Banco do Brasil exclusiva para receber as doações em dinheiro. A agência é a 0741-2 e o número da conta é 110000-9. A população pode contribuir com qualquer valor. O Programa de Voluntariado Viva Rio também disponibiliza uma conta corrente para doações (Banco do Brasil, agência 1769-8, conta-corrente 411396-9 e CNPJ: 00343941/0001-28).


Em Teresópolis, os donativos podem ser entregues no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, bairrio Várzea - Centro). Em Itaipava, distrito de Petrópolis, as doações são recebidas na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada as Arcas; e no centro de Petrópolis, na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (Rua Aureliano Coutinho, 81).




O mar está muito sujo, sujo de nem dar vontade de mergulhar ali na beirada da Praia Vermelha. Ao longo do caminho valeram os mergulhos mas o mar continua sujo da Praia Vermelha até a Praia do Diabo. Esse foi o nosso trajeto. As fotos vêm depois. Assim como as fotografias só mostrarão os intervalos do treino, a postagem das mesmas dependerá do intervalo do dia de trabalho. Intervalo não houve mas nada como a noite depois do dia.



Canoa feminina completa em treino e com mais uma canoa dupla acompanhando. A cada dez minutos de remada forte, tres minutos de canoa parada e a troca das remadoras das pontas pelas remadoras que seguiam na canoa dupla. A meta era navegar juntas.
Mar nervoso com ondulação favorável na volta e sem muito prejuízo na ida. Atenção na ama pois a ondulação estava de lado. Mas navegamos bem, singrando o mar. Gente nova no motor, Bárbara. Energia boa fazendo a canoa fluir. Renatinha fez um bom leme na volta.




A lage recebe as ondas em tubos verdes, lindos e o conselho é passar por fora para não ser tragada pelas ondas. Nesse momento eu passava ali de dupla com Ester, sobre Nalu. Passamos rentes ao tubo.
- Sai daí Lê! Sai!
- Uhuuuuu! Fica tranquila...
Delícia de passagem, tinha que comemorar a primeira remada do ano em canoa dupla. Nada mais justo do que tirar uma casquinha da cava da onda ali na lage. Não fui inconsequente, respeito o mar. Ester rema forte e sei que fugiríamos bem!






Abaeté está machucada lá na Praia da Urca, precisando um carinho do Jorge. Logo voltará ao blog.
A volta foi também no mesmo treino, pegando um vento que não mandava em nada mas fazia um pouco de barulho. O melhor trajeto foi por dentro da enseada, fugindo da maré vazante.
De resto a chegada com bastante energia com oito remadoras remando alinhadas, duas em canoa dupla e seis seguindo na canoa de seis. Grupo em sintonia é bom.






Desembarque tranquilo ali na areia e as outras duas canoas de seis remadores, uma com cinco, já tinham chegado e muita gente debandado. Mas ainda assim sobrou um tanto para organizar as canoas, baldes, remos e borrachas.
Definitivamente... nesse verão  a chuva não espanta os remadores, mas assusta e traz sofrimento ao pessoal que mora em zona de risco. Triste verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário