quarta-feira, 7 de setembro de 2011

07 de setembro de 2011. Icaraí é logo ali... e Urca vice-versa!










Tinha me esquecido que era feriado da Independência, só lembrei quando fomos abordados pela Capitania. Deveríamos aguardar na entrada no canal, perto do Forte São Luis, até passar o desfile. Dois navios militares imensos, acompanhados por um submarino era o cortejo marinho.
Dia nublado, acordado de noite dormida do outro lado da Baía de Guanabara. O programa era atravessar de Niterói para o Rio de Janeiro, Icaraí até Praia da Urca.
Fui com o Comandante que já havia consultado a previsão e a história do vento sudeste foi verdade. Entrou com quatro nós e aumentou um pouquinho no canal. Mas as canoas singravam a ondulação e a maré me pareceu favorável. Rapidamente chegaríamos no forte Lage, a não ser pela pausa para esperar os navios atravessarem. Bem pertinho, da ondulação fazer marujo marear.










Parada breve no Forte Lage onde o mar lambia com vontade as pedras e paredes. O mar ali continua mexido, mas tranquilo de dar uma pausa.





Outra pausa ali no Morcego e depois uma volta rápida pelo mar negro e liso castigado por um vento sudoeste que entrou quase sem pena.
Dia nublado, depois sol, mar delicioso de navegar mas sujo de dar pena. Muitos plásticos boiando e água muita escura com trechos largos de espuma.





Mas o Rio de Janeiro continua lindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário