quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1º MUTIRÃO DE LIMPEZA DO PROJETO ILHAS DO RIO

  
Dia 04/02

O Instituto Mar Adentro promoverá um mutirão de limpeza submarina e terrestre nas ilhas que compõem o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), com apoio dos membros do Conselho Consultivo do MoNa Cagarras e das Operadoras de Mergulho X-Divers, Mar do Mundo e AlfaMar. O principal objetivo da atividade será sensibilizar a população que frequenta o MoNa Cagarras sobre os problemas ocasionados pelo lançamento indevido de resíduos sólidos na faixa litorânea e da importância na preservação e conservação dos ecossistemas marinhos.

Dia 05/02

O Instituto Mar Adentro organizará exposições sobre a biodiversidade marinha e terrestre do MoNa Cagarras, para que a sociedade possa conhecer um pouco mais sobre a unidade de conservação. Nesse dia também será realizada toda a atividade de separação, classificação e quantificação dos resíduos coletados nas ilhas no dia anterior (04/02), durante o 1º Mutirão de Limpeza do Projeto Ilhas do Rio. Estas informações serão usadas para mapear as principais fontes poluidoras da área. Todos os resíduos coletados serão doados a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA) que se responsabilizará pela reciclagem do material. Haverá ainda palestras sobre a importância da reciclagem e da conservação do MoNa Cagarras, ministrada por especialistas da ECOMARAPENDI e do PROJETO ILHAS DO RIO.




CASO AS CONDIÇÕES DE TEMPO E MAR ESTEJAM DESFAVORÁVEIS, O EVENTO SERÁ REALIZADO NO FIM DE SEMANA SEGUINTE (DIAS 11 E 12/02)!

Confira a programação e venha participar desse evento pela preservação dos ecossistemas marinhos do litoral carioca!

Data: 05 de fevereiro de 2012
Local: Centro de Visitantes da Colônia Z-13, Posto 6 da Praia de Copacabana (ao lado do Forte)

Horário: 9h – 18h
Exposições sobre a biodiversidade do MoNa Cagarras
Descrição: será montada uma exposição fotográfica e outra com exemplares de animais marinho e terrestres que ocorrem no MoNa Cagarras
Horário: 10h – 10h30
Palestra sobre reciclagem: “O Seu, o meu, o nosso lixo” (Érica Sepúlveda – ECOMARAPENDI)

Horário: 11h – 13h
Separação, classificação e pesagem do lixo
Descrição: todos os resíduos recolhidos nas ilhas contarão com a ajuda de voluntários para a sua separação, classificação e quantificação

Horário: 18h – 18h30
Palestra sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras: “Porque conservar o Monumento Natural das Ilhas Cagarras?” (Dr. Fernando Moraes – Projeto Ilhas do Rio)

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Philipe achei muito legal e importante a matéria sobre limpeza que acontece nas praias, ilhas, Unidade de conservação no Rio de Janeiro . Sou morador da baixada santista na cidade de Cubatão, esta é a primeira cidade do litoral paulista. Estou montando um projeto para limpeza na minha cidade. Quero idéias sobre patrocinio.
    Quem poder entrar em contato comigo segue abaixo e-mail:

    philipe_litoralsul@hotmail.com

    ResponderExcluir