segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

04 de fevereiro de 2012.O mar vira com o vento... mas antes, Cagarras!

Hoje era dia de limpeza do arquipélago das Cagarras organizado pelo Ilhas do Rio e com apoio de várias organizações. O pessoal da canoa havaiana e do caiaque foi lá conferir também. Pena que meu tempo era curto e apenas fui conferir o mar e acompanhar alguns amigos.


















Em menos de uma hora já estávamos nas Cagarras graças a um mar tranquilo e a um tempo sem vento. Saimos um pouco tarde das areias da Praia Vermelha, 8 e meia para ser mais precisa. O encontro lá estava marcado para dez horas da manhã e fomos os primeiros a chegar. Logo logo já estavam vários barcos e remadores no entorno e desembarcados na Ilha para começar a limpeza. As águas alternavam de marrons a verdes. No entorno das Cagarras as águas estavam com uma película marrom na superfície, parecia uma estrada de terra. Já na chegada da Praia Vermelha as águas verdes e opacas mostravam a variedade do mar.

















Voltei às dez e meia pois precisava estar em Icaraí ao meio dia. O tempo não foi bem cronometrado pois meio dia estava chegando na Praia Vermelha. Condições boas, mas não tanto quanto na ida. Muitos barcos passando, atenção redobrada!
Depois soube que entrou um vento leste danado de incomodar, mexendo o mar e tornando a volta para o pessoal da tarde um pouco mais árdua.
No horário que voltei estava tranquilo e eu e Carlota desembarcamos em uma praia cheia mas ainda transitável. O mar muda em questão de minutos, mas quem ficou para a limpeza certamente teve um dia lindo e produtivo.
Deu no Globo que foram sacos e mais sacos de lixo retirados de lá. Essas atitudes que parecem pequenas em verdade são imensas e não só um pontapé, mas um grande passo na conscientização da população.











O plano era seguir remando até Niterói mas o tempo apertado e uma dor constante em meu ombro direito me fez pegar uma carona de moto com Carlota até as barcas e de lá segui para o centro de Niterói.
Da barca olhava todo o entorno do Rio com uma sensação gostosa de visualizar o pessoal cuidando do nosso quintal.
É... tem gente que faz a diferença! O Rio de Janeiro agradece!











Nenhum comentário:

Postar um comentário