terça-feira, 10 de maio de 2011

10 de maio de 2.011. Chuva, mar, corpo... água por todos os lados!





Cama quentinha, pernas entrelaçadas, edredon fofinho, quarto escuro... tudo isso pode parecer um bom motivo para não querer levantar da cama às 5 e meia da manhã! Mas chuva e mar grande? Ah, isso devia sim é nos fazer pular da cama e ir conferir as beiradas. Ficam lindas!
Pois foram conferir as beiradas debaixo de chuva quatro canoas havaianas com seis remadores e mais dois caiaques passando na volta. Rio Vaa, Carioca Vaa, Praia Vermelha Vaa, Tonho e Flavinha disseram um breve adeus às camas e foram contestar a previsão que não acertou totalmente.
Chuva sim, mar grande não.
O mar podia até estar grande lá para o lado de Ipanema ou do Posto 6, mas em direção à Praia da Urca podíamos até mariscar a Pedra do Pão de Açúcar e até afagar o costão do Cara de Cão. Quisera pingasse chuva na hora em que estávamos na água, mas nem isso, só choveu mesmo na hora de montar as canoas. Mas choveu sem fazer frio, choveu só de encher a pocilga do lavapés.
Sobre as águas ainda estão as garrafas pets, mais as madeiras, mais os plásticos e todo o resultado do nosso consumo urbano desenfreado. É... se não diminuirmos o consumo continuaremos contribuindo para esse quadro. Triste quadro!
Mas ao redor vemos o Cristo, as cavernas na costeira do Forte São João, o forte do Lage separando Niterói do Rio e uma beirada de tirar o fôlego. Isso quase nos livra da nossa culpa... quase.
Hoje fui de convidada na canoa dos estreantes, não ficaria bem fotografar. Mas ao passar na esquina do forte com o Douglas tirando o verniz da pedra, não pude me conter...
- Só uma Douglas...
- Só duas Douglas...



A canoa fluia bem e naquela cadência lenta nos era permitido atentar para a técnica, para o equilíbrio do corpo, para o balanço da canoa, para os segredos do mar. Segredos que só ouve quem se permite deixar o corpo fluir e se conscientizar que assim como a chuva, assim como o mar, também o corpo é feito de água.




E volta a pá para a água rumo à Praia Vermelha deslizando na maré que tanto nos levou quanto nos trouxe e que nos garantiu que sair da cama e descruzar as pernas entrelaçadas também é uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário