sexta-feira, 11 de março de 2011

11 de março de 2011. Sol para embranquecer as gaivotas!







Finalmente! Sol!
Tudo bem que algumas tantas nuvens ainda fazem sombra sobre o mar, mas o mar ali da baía de Guanabara é mesmo escuro. Ao menos o cheiro de esgoto não estava lá acompanhando a mureta.
Estavam lá Gal e Gil, as galinhas adestradas que chegam pertinho e deixam até a gente fazer um carinho. Quero dizer... Carlota fazer um carinho. Santa Francisca das Galinhas!
Estavam lá também o pessoal do Urca Va-a saindo com o Paulo para uma remada misturada com paradas e mergulhos, do jeito que deve se navegar ali por essas beiradas. De canoa pequena só mesmo o Charles saindo conosco mas desviando no Cara de Cão até a Praia Vermelha.




Fomos com Abaeté conferir o contorno do Forte Lage já me preparando para a Regata Rattier, 3º Encontro de Canoagem Oceânica que vai acontecer ali na Praia da Urca no dia 07 de maio às 8 da matina.
Contornando o Lage estavam também vagas de ondas enormes! A fotografia não dá a dimensão e nem grava os gritos que soltamos beirando as esquinas, fazia tempo não via as ondas crescerem assim por lá. Grandes mesmo, parecendo que iam arrebentar.
- Uhuuuuuuuuuu, delícia de mar!
Algumas garrafas pets navegando junto conosco e a surpresa das tartarugas brincando ali na beirada da praia. Ou brincando ou abocanhando o cardume de peixe que circulava por ali.
Hoje foi dia de remar forte mas também de dar uma paradinha para conferir os estragos novos do Forte Lage. A escada de corda já se foi, estava lá pendurada e arrebentada, um perigo! O Forte continua maltratado pelo tempo, precisa mesmo de vários abraços simbólicos como o que será dado em 07 de maio.
Na volta ainda tentamos surfar as vagas mas o repuxo era mais forte do que o deslize e a brincadeira ficou só no olhar.





Passagem sob a ponte do forte São Luiz desafiando a guarda que sequer nos chamou a atenção. Logo depois o encontro com um velho amigo pescador que já tem como carranca de canoa uma gaivota quase que empalhada sobre seu convés. Amizade? Quase... nada que um bom bocado de peixes não possa fortalecer. Barriga cheia para bicho muitas vezes é melhor do que abraço... tanto é que até deixam se abraçar. Vejam só Gal e Gil! Só faltou Carlota levar para casa. Se Galinha falasse agradeceria a paçoquinha.



No mais, a remada foi isso, um quase alimentar a preguiça pós carnaval mas um celular tocando a me despertar para conferir o sol que ressurgiu atrás das nuvens. A preguiça ficou sobre a cama e lá fomos nós sobre uma baía da Guanabara sem vento, com mar denso e de vagas enormes depois da boca da barra. Mar menos poluído que em outros carnavais... bem menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário